Programa de Pós-Graduação em Agronomia
Universidade Estadual de Maringá oferece cursos de Mestrado e de Doutorado em Agronomia
O Programa de Pós-Graduação em Agronomia da Universidade Estadual de Maringá oferece mestrado e doutorado desde 1995 e 1999, respectivamente, e está incluído no grupo de excelência de programas de pós-graduação no Brasil. O programa prepara pesquisadores, professores e outros profissionais especializados capazes de fazer contribuições extraordinárias para a agricultura no Brasil e em outros países. O programa enfatiza pesquisas que aumentam a eficiência das culturas para a produção de alimentos, fibras e bioenergia, buscando promover o uso sustentável dos recursos da terra e melhorar a qualidade do meio ambiente.

O programa apresenta três áreas de concentração: Produção Vegetal, Solos e Nutrição de Plantas e Proteção de Plantas.

O programa possui 23 professores doutores permanentes, 19 deles do Departamento de Agronomia e os outros quatro dos departamentos de Biologia Celular e Genética, Bioquímica, Biologia e Engenharia Química. Atualmente, cerca de cento e cinquenta estudantes estão matriculados no programa e cerca de 90% deles são estudantes de tempo integral.

O programa de mestrado compreende 24 horas de créditos e o prazo de conclusão é de 24 meses. O programa de doutorado compreende 48 horas de créditos e o prazo de conclusão é de 42 meses (um crédito equivale a 15 horas de aula ou 30 horas de atividades laboratoriais ou de campo). Os alunos devem apresentar e defender uma dissertação (para mestrado) ou uma tese (para doutorado).

O programa recebe bolsas de estudos e financiamentos de pesquisas pelas agências governamentais brasileiras como CAPES, Conselho Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento (CNPq) e FINEP, e também do Governo do Estado do Paraná (Fundação Araucária). Fontes de financiamento adicionais são advindas da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e empresas privadas.

Estudantes estrangeiros são encorajados a candidatar-se às bolsas de estudo CNPq-TWAS. Nos últimos anos, o programa recebeu apoio financeiro da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) para o doutoramento, programas sanduíches em instituições internacionais nos EUA, Alemanha, Suíça, Espanha, Reino Unido.
 

 

REDES SOCIAIS
LOGIN
aguarde...
PGA/UEM, Av. Colombo, N° 5790 - Bloco J45
2° Piso, CEP - 87020-900, Maringá-PR
E-mail: sec-pga@uem.br
Fone/Fax: +55 (44) 3011-8940